domingo, 20 de novembro de 2011

Projeto Trânsito (19 de outubro a 11 de novembro)

Projeto: GENTE MIÚDA NO TRÂNSITO



Duração: 19 de outubro a 11 de novembro

Público-alvo: berçário a maternal III

JUSTIFICATIVA: Mais do que o cumprimento da lei, acreditamos que por meio da educação será possível reduzir o número de acidentes de trânsito e concluir uma cultura de paz em nossas ruas. Isso porque a educação para o trânsito requer ações comprometidas com informações, mas sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.
Por isso, pretendemos oferecer à gente miúda do CEI Lilian Márcia Dias e comunidade de pais a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; que favoreçam a análise e a reflexão de comportamentos seguros no trânsito; que promovam o respeito e a valorização da vida.
Adaptado de
SILVA. Alfredo Peres da. In DIRETRIZES NACIONAL PARA O TRÂNSITONO ENSINO FUNDAMENTAL

OBJETIVOS: Inserir os estudantes no tema “Educação para o Trânsito”;
Participar do Concurso promovido pela FIBRIA;
Nomear, identificar, classificar, seriar e confeccionar materiais referentes aos meios de transporte;
Desenvolver o tema de forma lúdica e criativa em sala de aula para a vida real do estudante e de toda a comunidade escolar;
Reconhecer os arredores do CEI, observá-lo e vivenciá-lo em relação aos elementos que envolvem o trânsito;
Identificar as diferentes formas de deslocamento humano;
Conhecer as diferentes linguagens relacionadas ao trânsito (textual, visual, matemática, artística e outras).

CONTEÚDOS: TRÂNSITO

. Meios de transporte;
.Segurança no Trânsito;
Conceitos matemáticos: dentro/ fora; em cima/ embaixo; perto/ longe;
Números e sistema de numeração;
Noção espacial;
Lateralidade;
Cores e formas;

O alfabeto;
Nomes dos meios de transportes e suas funções;
Leituras de textos diversos;
PROCEDIMENTOS: Participação no concurso:

CONCURSO FIBRIA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO ;
Rodas de conversa para identificar os conhecimentos prévios das crianças;
Registros da oralidade infantil em cartazes;
Desenhos coletivos;
Desenhos dirigidos e registro da oralidade, de forma individual;
Pinturas dos Meios de Transporte: avião, carro, carroça, barcos, bicicletas, trens, ônibus e outros;
Cruzadão;
Classificação dos Meios de Transporte aquáticos, terrestes e aéreos;
Passeio ao redor do CEI para conhecer os elementos que envolvem o trânsito;
Pesquisas em revistas dos principais Meios de Transporte urbanos e rurais;
Confecção de objetos utilizando materiais recicláveis e ou sucatas: semáforos, ruas, edificações, construções, placas, rodovias, linhas
ferroviárias;
Brincando em uma mini cidade respeitando as regras de trânsito, utilizando motocas e carrinhos elétricos emprestados pelo DEPTRAN(Departamento de Trânsito);
Competição saudável para a educação no trânsito.
Músicas relacionadas ao tema;
Confecção de barquinhos de papel;
Competição dos barquinhos de papel através do sopro.
Leitura diária do “Hino do pequeno pedestre” - O dia a dia do professor, ed. FAPI LTDA 8ª Edição, jan de 2000.
Exposição dos trabalhos para a apreciação de toda a comunidade escolar no CEI;
Teatro de fantoches;
Palestra direcionada aos pais e/ou responsáveis por um profissional habilitado do Departamento Trânsito; Caixa de sugestões “Três Lagoas, caminhando para um trânsito seguro”, para melhorar o trânsito em nossa cidade;
Exposição de todo o Projeto para a apreciação da comunidade três-lagoense;
Distribuição de lembrancinhas para os estudantes.

AVALIAÇÃO: Os estudantes serão avaliados diariamente através da observação e a participação de todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem.

BIBLIOGRAFIAS:

SILVA, Alfredo Peres da. in DIRETRIZES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NO ENSINO FUNDAMENTAL, APROVADAS PELA PORTARIA N. 147/2009 DO DETRAN.

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. VOL. 1, 2 e 3 .1998.

PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Célia Villaça .




Para refletir...









A escola, como espaço determinante à apreensão, à compreensão, à analise e à reflexão da realidade torna possível a ação dos alunos como sujeitos históricos, pois não há democracia sem participação. E, para viver em uma sociedade verdadeiramente democrática é necessário exigir os direitos conquistados; conhecer e respeitar as leis; agir com consciência e responsabilidade e acompanhar as transformações do mundo, num processo de aprendizagem permanente”.









Fragmento das Diretrizes Nacionais da




Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental.
 

 























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