terça-feira, 22 de novembro de 2011

Projeto Primavera (12 a 23 de setembro)

Projeto Primavera

De 12 a 23 de setembro

Projeto Primavera:

JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação, com a presença multicolorida das flores, motivando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
OBJETIVOS:
Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as consequências.
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
CONTEÚDOS/ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES:
Atividades orais e escritas;
Plantio de diferentes mudas;
Floreira;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores e outras de acordo com idade/ano.
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Móbiles;
Culinária (apresentação e degustação de chá);
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Confecção com materiais recicláveis (sucatas);
Histórias com fantoches;
Confecção de livros;
Técnicas de pintura;
Máscaras de borboletas;
Argila;
Massinha de modelar;
Confecção de esculturas em flores;
Painéis;
Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Rimas, etc.
Passeio à floricultura.
Hora da história: Branca de Neve e os sete anões e A Cigarra e a Formiga
Músicas de Roda: A linda Rosa Juvenil
Poesia de Vinícius de Moraes: AS BORBOLETAS.
- Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pot-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. ( Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores )


- A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, arara, borboleta e assim sucessivamente... todos os alunos executam o trabalho artístico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.


- Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera - é simpático e as crianças amam. Ou outro modelo de lembrancinha que você acha adequado.

- Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as crianças montarem com os pais em casa também, ou quando em visita à floricultura, cada criança poderá comprar uma mudinha e levar para casa, (pediremos a colaboração dos pais).




Confecção de um grande mural, colorido com flores e passarinhos feitos de dobradura,pintado com têmpera ou cola colorida, usando folhas secas e graminhas coletadas pelas crianças, sempre usando literatura infantil como motivação para adicionar elementos no mural. Você pode fazer um motivo por dia, contando histórias ou ensinando musicas com gestos e expressão corporal, ainda máscaras de flores ou de personagens de histórias, fazendo um teatro, explorando texturas, cores, formas e a natureza que é muito rica em elementos.

CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.
AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.
12 a 23 de setembro /2011 - PRIMAVERA
" A natureza é o único livro que oferece um conteúdo 
valioso em todas as suas folhas." 
(Johann)

Nenhum comentário:

Postar um comentário